Oi pessoal, 

  Algumas mamães de repente não sabem (como eu também não sabia) a importância de criar um ritual de sono para o bebê desde recém nascido. Através de pesquisa e consulta com a pediatra eu consegui entender e estabelecer uma pro Arthur. Vou explicar aqui como é o nosso ritual...

  O ritual do sono serve para o bebê reconhecer que chegou a hora dele dormir.
  O primeiro passo pra começar o ritual é, antes de tudo, notar os sinais de sono que o bebê apresenta, aqui em casa o Arthur esfrega os olhinhos, fica resmungando, coça a orelhinha (esses sinais são bem comuns) e quando ele começa a apresentar esses sinais eu começo o ritual...

   Primeiro apago as luzes, deixo só o abajur. Paro com o barulho, as vezes coloco uma música ambiente ou então, canto. Depois preparo o banho com as luzes apagadas mesmo. Faço massagem após o banho, coloco o pijaminha. Nessa hora ele já está com muuuito sono e fica até irritado. Eu dou um mamá e antes dele apagar totalmente eu o coloco no berço! Ele apaga!! 

  Tem dias que ele não apaga imediatamente, dias que ele está muito agitado ou quando não estamos em casa, em dias assim eu prefiro ninar no colo mesmo... Eu já tentei fazer com que ele dormisse sozinho nesses dias, mas o resultado é uma mãe estressada e um neném acordando 50x a noite. Eu gostaria muito que ele aprendesse a dormir sozinho, apenas colocar no berço e pronto. Mas não tenho pressa, no tempo dele, ele vai aprender aos pouquinhos...

 Bem, o Arthur nunca dormiu uma noite inteira ( :'( ), mas o ritual me ajudou bastante a estabelecer a nossa rotina. Ele tem horário pra tudo e isso é, gente, fundamental. Só assim consigo descobrir se ele ta com fome, sono, tédio...

  Então fica a dica, estabeleçam um ritual de sono para preparar o neném na hora de dormir. Sem contar que eles se sentem mais confortáveis pro soninho. Até nós mesmos após um dia cansativo de trabalho desejamos um banho, pijama e caminha!

 Espero que tenha sido útil para as mamães e futuras!
 Bjss

 

Deixe um comentário