Oi pessoal,
Ando um pouco sumida por aqui, sem tempo pra atualizar o blog. Vida de mãe é assim, um pouco(muito) corrida.

Hoje vou falar um pouco sobre como foi e está sendo a amamentação do Arthur.
Primeiro gostaria de dizer que não importa a forma que você amamente. Independente se é no seio ou na mamadeira, ninguém é mais ou menos mãe por isso. Seja por escolha ou por necessidade. Você está alimentando seu bebê, e isso é maravilhoso!!

Agora vamos lá:

Nunca tive problemas com a pega do Arthur, desde o primeiro contato ele conseguiu sugar o bico. (Alguns nenéns tem dificuldade, o que é totalmente normal, a mamãe deve ensinar até que ele aprenda.)



(Primeira vez que ele mamou.)

Não, eu não preparei o bico. Não esfolei, não deixei no sol, não passei pomada.
E deu tudo certo. Não rachou, nada aconteceu. Eu até fiquei bem preocupada com isso antes dele nascer, quis comprar um bico de silicone. Me disseram que doía horrores, que poderia sangrar. (Era pra colocar medo??) Certo que algumas mulheres sentem dor mas, não precisavam me dizer dessa forma rs.
A única dor que eu senti, foi dor nas costas amamentando. No começo é bem complicado encontrar uma posição, além do mais, o bebê permanece ali por bastante tempo.Usei bastante aquelas almofadas próprias pra amamentar em formato de "C". (Eu deveria ter comprado uma poltrona de amamentação. Fica a dica)

Bomba de tirar leite. Foi um item indispensável. Eu usei muito nos primeiros 2 meses. Praticamente todos os dias. No começo ainda é muito irregular a produção do leite. Seu corpo produz a todo tempo e reserva no seio. Eu tive muito medo de ter mastite (quando o leite empedra), então retirava com a bomba pra aliviar. Mas, cuidado, retirar com a bomba toda hora pode causar o efeito contrário, mais produção de leite.

Quando o Arthur completou 03 meses, tudo mudou. A produção se regulou, meu seio não ficou mais enchendo toda hora, enchia somente se fosse estimulado pelo bebê. E isso causa uma certa irritação no neném, é como se eles pensassem "Ué, cade meu leitinho que estava aqui a todo tempo??? Pq agora eu tenho que esperar???" Antes era "self-service" e agora é "à la carte" (Hahaha).
Aos 04 meses eu comecei a dar LA (Leite Artificial), no período da noite pra que ele dormisse a noite inteira (isso não aconteceu) mas eu permaneci no LA.
Hoje em dia eu dou os dois (#mejulguem). Peito e mamadeira de complemento. Ele fica bem satisfeito, passa bastante tempo sem demonstrar que está com fome, coisa que não acontecia antes. Talvez não seja só pelo leite, ele está crescendo, ficando mais esperto, aprendendo a brincar e pode ser que por isso não se irrita tanto, mas, de qualquer forma, essa foi minha opção. E é opção de cada um escolher. Cada mamãe conhece seu filho e sabe o que é melhor pra ele.


Não é fácil amamentar, é uma tarefa muito difícil. É muito cansativo, nós temos que ficar a disposição sempre.
Temos muita pressão externa. Mas lembrem-se: Não existe leite fraco ou forte, seu bebê chora, e nem sempre é por fome.
Aguente firme. Esse tempo vai passar. E acredite, passa muito rápido.
Eu posso dizer que amamentei 03 meses exclusivos com leite materno em livre demanda e foram os 03 meses mais cansativos da minha vida mas também foram maravilhosos.
Porque amamentar não é só alimento, é aconchego, é troca de amor, de olhares!

Espero que gostem,
Beijos!!

3 Comentários

  1. Felizmente o meu Gonçalo também pegou bem na maminha e até hoje o amamento (vai completar amanhã 9 meses)

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir